Maior releitura deste elemento arquitetônico secular foi sua adaptação ao mercado do alumínio com pintura efeito madeira.
Idealizado pela arquitetura árabe, O Muxarabi é um tipo de treliça ou grade feita de madeira, utilizada principalmente em divisórias, janelas, varandas e fachadas. Ele é caracterizado por aberturas geométricas ou padrões recortados que permitem a entrada de luz e ventilação, enquanto preservam a privacidade dos espaços internos.
No Brasil, principalmente nas construções coloniais do Nordeste, o Muxarabi ganhou novas interpretações de estilos ao longo do tempo mas, sem dúvida, a maior releitura deste elemento arquitetônico foi sua adaptação ao gigante mercado do alumínio com pintura efeito madeira.
Por não exigirem manutenção e possibilitarem grandes vãos, os Muxarabis Amadeirados conquistaram grande fatia deste mercado. A novidade alia as vantagens do alumínio com o requinte da madeira. O realismo é tamanho que até os veios da madeira são reproduzidos.
Dentre as vantagens frente ao Muxarabi de madeira podemos ressaltar o fato da madeira sofrer dilatação e retração de acordo com a variação de umidade e incidência solar, podendo ocasionar defeitos e disfunções em seu conjunto, já o alumínio é praticamente imune a esses efeitos.
Muito quisto por arquitetos, sua pintura com acabamento em alto relevo, confere um aspecto realista e em sintonia com o propósito de se ter o efeito visual de treliças de madeira. A responsável por essa revolução no processo de pintura dos alumínios atende pelo nome de Ezy Color.
Líder nesse processo, a Ezy Color trouxe da Itália o primeiro sistema de pintura com efeito madeira, em pó sobre pó de alta definição. Esta tecnologia de permite capturar da natureza as matrizes, tons e contrastes da madeira e aplicá-los no alumínio.
O uso do pó de poliéster no revestimento do alumínio garante uma excelente resistência à luz solar e ao clima extremo. Este processo assegura durabilidade e desempenho superior ao efeito madeira obtido por Sublimação, além de 10 anos de garantia mesmo em regiões que sofrem com maresia.